O que é Marketing Digital?

Marketing digital é o conjunto de estratégias e táticas que utilizam os meios digitais para alcançar os objetivos de marketing de uma empresa ou pessoa. Estas estratégias podem ser implementadas através de diversos meios relacionados com a internet, como os dispositivos móveis, as redes sociais e outros canais digitais.

O Marketing Digital tem como objetivo ganhar clientes, desenvolver a presença de uma marca e conectar-se com o seu público-alvo. No fundo, é uma forma de criar relacionamentos com os clientes, gerar leads e vendas, e construir uma marca forte. Sendo que pode ser usado para alcançar um público-alvo específico, segmentar as mensagens de marketing e medir os resultados das campanhas.

Dentro do Marketing Digital podes encontrar várias áreas, como por exemplo, a marketing em redes sociais, publicidade online paga, SEO, SEM, e-mail-marketing, inbound marketing e content marketing. 

Como criar uma estratégia de marketing digital?

Uma estratégia de marketing digital é um conjunto de ações que serão tomadas para alcançar os objetivos de marketing de uma empresa. Deste modo, deve ser baseada na análise de mercado e na definição da estratégia. Na hora de criar uma estratégia de marketing digital eficaz, é importante considerares os seguintes fatores:

  • Objetivos: devem estar alinhados com os objetivos do plano de marketing digital.
  • Público-alvo: a estratégia deve ser direcionada para o público-alvo da empresa.
  • Canais: definir quais canais digitais serão utilizados para alcançar o público-alvo.
  • Conteúdo: delinear qual conteúdo será criado para atrair o público-alvo.
  • Métricas: escolher as métricas que serão utilizadas para medir os resultados da estratégia.

Categorias do Marketing Digital

Existem várias formas de delinear uma estratégia de Marketing Digital e pode incluir sete grandes categorias do Marketing Digital: SEO, SEM, Marketing de Conteúdos, Marketing de Redes Sociais, Publicidade online paga (PPC), Marketing de Afiliados e E-mail marketing. Para te ajudar a elaborar um plano de marketing digital, vamos falar melhor sobre cada categoria de seguida:

O SEO, sigla de Search Engine Optimization, significa tal como o nome indica, otimização para motores de pesquisa e consiste num conjunto de estratégias para posicionar o teu website nos primeiros resultados orgânicos do Google. O SEO é muito importante, pois dá-te uma maior visibilidade visto que a maioria das pessoas tende a escolher os primeiros resultados de pesquisa que aparecem.

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O SEM (Search Engine Marketing) é a combinação do SEO com o SEA (Search Engine Advertising), envolvendo a otimização para motores de busca, estratégias e ações de compra de publicidade paga para gerar tráfego. Por outras palavras, o SEM consiste nas estratégias de Marketing com base nos motores de busca, tal como o Google. Deste modo, o SEM divide-se em duas partes: o crescimento orgânico e os links patrocinados.

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O Marketing de Conteúdos consiste em criar e partilhar conteúdo com informações de valor e úteis para o teu público-alvo sobre um determinado, de forma a apresentar as melhores soluções para os seus problemas. Sendo que os canais mais utilizados para a sua divulgação são, websites institucionais, blogs e redes sociais. O seu objetivo é posicionar uma marca como autoridade e referência na sua área, para, deste modo, atrair, converter e conquistar uma audiência.

As redes sociais foram criadas com o objetivo de comunicar, influenciar e promover o diálogo, sendo os canais que promovem a maior interação com os consumidores e potenciais clientes de uma marca. Deste modo, têm um papel fundamental no branding e na geração de tráfego e conversões. Uma boa estratégia de Marketing de redes sociais, é muito mais do que uma comunicação unilateral para divulgar ações de uma marca, é uma forma de comunicar diretamente com o público-alvo e fortalecer a sua relação com estes, através do engagement.

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Os anúncios PPC (pay-per-click) consistem em anúncios que são pagos por clique, ou seja nesta estratégia de Marketing Digital, o anunciante paga apenas por cada vez que os utilizadores clicam no seu anúncio. Estes anúncios permitem alcançar uma grande parte do teu público-alvo e promovem um crescimento mais rápido do que outras formas de publicidade orgânica, como o SEO ou o Marketing de Conteúdo.

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O Marketing de Afiliados é uma maneira muito usada para gerar receitas e uma maneira fácil de começar um negócio online. Esta estratégia de Marketing Digital consiste em se ganhar uma comissão ao promover produtos de outras pessoas ou empresas. No Marketing de Afiliados há duas hipóteses. Podes ser a empresa que vende um produto ou serviço e criar uma rede de blogs, websites ou influenciadores que promovem a tua marca em troca de uma comissão. Ou podes ser o criador de conteúdo que é remunerado para falar de uma determinada marca e promover as suas vendas.

O e-mail Marketing é uma maneira de se comunicar com o público-alvo de forma mais pessoal e sem o ruído das redes sociais. Por muito que se diga que o e-mail marketing morreu, este ainda continua a ser um canal de vendas que gera ótimos resultados. Na estratégia de email marketing há que ter em conta que os e-mails com mais sucesso são os direcionadas às pessoas certas e com um propósito bem definido. Deste modo, deves evitar enviar e-mails de forma invasiva e com um tom de venda muito agressivo.

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Como trabalhar em marketing digital?

O Marketing Digital é uma área em crescimento e que oferece diferentes oportunidades de carreira. Para trabalhar em marketing digital é preciso ter conhecimentos técnicos nesta área que podem ser adquiridos por formação ou experiência profissional. Se queres começar a trabalhar em marketing online, seguem algumas dicas:

  • Aprende sobre as ferramentas e estratégias de marketing digital. Existem muitas ferramentas e estratégias diferentes disponíveis, deste modo, é importante conhecê-las bem para que saberes quais são mais adequadas para o seu objetivo.
  • Desenvolve habilidades de comunicação e escrita. O marketing digital é uma área que requer excelentes habilidades de comunicação e escrita. Por isso, deves ser capaz de comunicar de forma clara e concisa com o teu público-alvo e clientes.
  • Cria uma boa rede de contactos. Participa em eventos e comunidades de marketing digital. Esta é uma excelente maneira de aprender sobre as últimas tendências e fazer contatos na área.
  • Investe na tua formação. Uma das melhores formas de começar em qualquer área é aprenderes o máximo sobre a mesma. Além disso, as formações profissionais também são uma boa forma de criar contactos na área. 
  • Constrói um portfólio de trabalhos. Um portfólio é uma ótima maneira de mostrar suas habilidades e experiência para potenciais clientes ou empregadores. Caso estejas a começar nesta área, podes criar projetos fictícios ou um projeto pessoal que sirvam de exemplo do teu trabalho e capacidades.

Na Escola Marketing Digital já tivemos diversos alunos a lançarem um projeto do zero no Curso Completo Marketing Digital, além disso criaram uma forte rede de contactos e entreajuda. Clica para veres os testemunhos.

Em que áreas do marketing digital posso trabalhar?

Para trabalhar em marketing digital podes seguir algumas destas áreas:

  • Gestão de redes sociais
  • Produção de conteúdos
  • E-commmerce
  • Gestor de SEO
  • Criador de conteúdos (influenciador digital, blogger, youtuber)
  • Email Marketing
  • Gestor de tráfego pago
  • Analisar dados
  • Consultor de marketing digital
  • Criar produtos digitais
  • Marketing de afiliados

O Marketing Digital é um mundo em crescimento e muito vasto. Neste artigo deixámos algumas estratégias e formas de trabalhares na área, mas há muito mais a aprender.

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